Apresentação
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil possui sólida formação teórica nas áreas de Estruturas ou Geotecnia, com visão sistêmica, capacidade de resolver problemas complexos empregando técnicas e ferramentas modernas e capacidade de atuar em ensino, pesquisa científica e em desenvolvimento tecnológico de forma criativa, crítica e inovadora. O egresso do programa também desenvolve competências de autonomia, liderança, capacidade para trabalho em equipes multidisciplinares e com respeito à diversidade étnica-cultural, comportamento ético e responsabilidade socioambiental.
HISTÓRICO
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi o primeiro Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Engenharia Civil no Brasil, com a criação do curso de Mestrado na área de Estruturas (1965) e na área de Geotecnia (1967). Em 1969 o curso foi reconhecido como Centro de Excelência de Pós-Graduação pelo CNPq e como Centro Latino-Americano de Pós-Graduação pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O curso de Doutorado começou a ser oferecido em 1985, também nas áreas de Estruturas e Geotecnia.
Nesses mais de cinquenta anos de existência, como pioneiro na pós-graduação em Engenharia Civil, o Programa realizou grande contribuição para a formação de recursos humanos qualificados nas áreas de estruturas e geotecnia, contando atualmente com egressos atuando como docentes em mais de 100 universidades do país e do exterior, dentre as quais as principais IES públicas do Brasil.
A qualidade superior do Programa de Pós-Graduação é amplamente reconhecida pelas comunidades acadêmica e de engenharia do país, sempre muito bem classificado pela Capes, conforme apresentado no histórico de conceitos e graus atribuídos à pós-graduação desde 1977.