Apresentação

MISSÃO

Formar recursos humanos em Engenharia Civil com capacidade de liderança e reconhecida competência no país e no exterior, para atuar na indústria, no ensino e na pesquisa em áreas estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de sistemas naturais, construídos e sociais.

VISÃO DO FUTURO

Fortalecer-se como centro de excelência internacional em ensino, produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico em Engenharia Civil, com o desenvolvimento de soluções inovadoras e o incentivo de práticas que assegurem a sustentabilidade de sistemas naturais, construídos e sociais.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil possui sólida formação teórica nas áreas de Estruturas ou Geotecnia, com visão sistêmica, capacidade de resolver problemas complexos empregando técnicas e ferramentas modernas e capacidade de atuar em ensino, pesquisa científica e em desenvolvimento tecnológico de forma criativa, crítica e inovadora. O egresso do programa também desenvolve competências de autonomia, liderança, capacidade para trabalho em equipes multidisciplinares e com respeito à diversidade étnica-cultural, comportamento ético e responsabilidade socioambiental.

HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi o primeiro Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Engenharia Civil no Brasil, com a criação do curso de Mestrado na área de Estruturas (1965) e na área de Geotecnia (1967). Em 1969 o curso foi reconhecido como Centro de Excelência de Pós-Graduação pelo CNPq e como Centro Latino-Americano de Pós-Graduação pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O curso de Doutorado começou a ser oferecido em 1985, também nas áreas de Estruturas e Geotecnia.

Nesses mais de cinquenta anos de existência, como pioneiro na pós-graduação em Engenharia Civil, o Programa realizou grande contribuição para a formação de recursos humanos qualificados nas áreas de estruturas e geotecnia, contando atualmente com egressos atuando como docentes em mais de 100 universidades do país e do exterior, dentre as quais as principais IES públicas do Brasil.

A qualidade superior do Programa de Pós-Graduação é amplamente reconhecida pelas comunidades acadêmica e de engenharia do país, sempre muito bem classificado pela Capes, conforme apresentado no histórico de conceitos e graus atribuídos à pós-graduação desde 1977.

Avaliação Capes – Curso de Mestrado

Ano 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995
Conceito B B A – A A A A A A A A A A A A A A A A

Avaliação Capes – Curso de Doutorado

Ano 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995
Conceito B B B – B – B B A A

Avaliação Capes – Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado)

Anos 1996 – 1997 1998 – 2000 2001 – 2003 2004 – 2006 2007 – 2009 2010 – 2012 2013 – 2016 2017 – 2020
Nota 6 7 6 6 6 6 6

O Programa atua em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia, às quais estão associadas 6 linhas de pesquisa que acompanham as tendências internacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de atenderem à demanda nacional por soluções tecnológicas de engenharia. A abrangência das linhas de pesquisa está fortemente ligada à interação com outros programas de pós-graduação da PUC-Rio e de instituições nacionais e internacionais. Em correspondência com as linhas de pesquisa é oferecido um amplo conjunto de disciplinas de pós-graduação, propiciando ao aluno uma grande liberdade de escolha para aprofundamento de sua formação científica.

Linhas de Pesquisa em Estruturas: Materiais de Construção – Mecânica das Estruturas – Metodologias de Projeto em Engenharia

Linhas de Pesquisa em Geotecnia: Tecnologias Ambientais – Geotecnia Aplicada – Geomecânica

O Programa mantém um nível elevado de publicações em periódicos de ampla circulação nacional e internacional. O corpo docente participa regularmente dos principais congressos nacionais e internacionais nas áreas onde atuam, com forte participação de alunos e egressos.

Todos os docentes permanentes atuam regularmente na Graduação lecionando ao menos uma disciplina por semestre. Os alunos dos últimos períodos com bom rendimento acadêmico são incentivados a cursarem algumas disciplinas de pós-graduação como eletivas de seus cursos, conforme prevê o regulamento dos programas de pós-graduação da PUC-Rio.

Os alunos de graduação participam de projetos de pesquisa no âmbito do programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq e da Agência Nacional de Petróleo – ANP, bem como por meio de projetos individuais de docentes (CNPq, FAPERJ).

O Programa abriga diversos projetos de pesquisa em conjunto com pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras. No âmbito internacional, destaca-se a participação no programa Capes/Print que incentiva a internacionalização da pós-graduação por meio de missões de trabalho de docentes em instituições do exterior e realização de estágios de doutorado-sanduíche por parte dos alunos.

A integração das atividades de pesquisa com a indústria ocorre em diversos níveis, desde a ação de membros do corpo docente como consultores junto a empresas públicas e privadas até o desenvolvimento de parcerias institucionais para desenvolvimento de projetos de pesquisa com forte vertente tecnológica. Destacam-se especialmente os diversos projetos mantidos com a Petrobrás, no setor de energia.

Os docentes participam de diversas comissões de órgãos de C&T do país e do Estado do Rio de Janeiro bem como em associações, comitês de organização de eventos científicos e na editoração de periódicos nacionais e internacionais.

Os docentes coordenam e participam de diversos projetos de extensão (extramuros) com a comunidade, usando tecnologia e conhecimento para resolver os problemas locais. A estrutura curricular prevê participação dos alunos de doutorado nesses projetos, principalmente através do Escritório Modelo de Engenharia Civil e Ambiental, onde também interagem com alunos de graduação.