Luiz Fernando Campos Ramos Martha é Professor do Quadro Principal.
Ingressou no Departamento de Engenharia Civil em 1980.
Membro da Linha de Pesquisa Computação Gráfica Aplicada.
Formação Acadêmica:
Pós-Doutorado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2012)
Doutorado em Engenharia Estrutural pela Cornell University (1989)
Mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, pela PUC-Rio (1980)
Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Posições Acadêmicas
Pesquisador 1B do CNPq
Cientista Sênior (CNE) da FAPERJ
Após seu mestrado atuou como professor em tempo integral no Departamento de Engenharia Civil na PUC-Rio. Em 1981, ingressou como engenheiro na Promon Engenharia, trabalhando no projeto estrutural da Usina Nuclear de Angra II, e continuou atuando como professor em tempo parcial na PUC-Rio. Esse período foi muito importante na sua formação, pois marcou uma tendência para a pesquisa aplicada a projetos de engenharia. Essa tendência foi aprimorada durante o seu doutorado na Universidade de Cornell, de 1894 a 1989, pois ele foi exposto ao uso disseminado de computação gráfica em projetos de engenharia, com uma vertente muito forte no desenvolvimento de ferramentas gráficas com fins educacionais. Desde 1990, ele tem atuado como professor do quadro principal do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio e coordenador de área no Tecgraf/PUC-Rio – Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica, atualmente denominado Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio.
A experiência da prática de engenharia, o grande conhecimento de conceitos e fundamentos da análise de estruturas, o desenvolvimento de programas gráficos educacionais e a paixão pelo ensino são características marcantes do professor Luiz Fernando Martha. Suas principais contribuições científicas abordam os seguintes temas: Mecânica Computacional Computação Gráfica, Modelagem Geométrica, Métodos Numéricos aplicados a simulações de Engenharia e Geologia, Mecânica da Fratura Computacional, e Software Educacional para Ensino de Engenharia. É o criador do programa Ftool, que é amplamente utilizado em cursos de Engenharia Civil e Arquitetura no Brasil e em outros países.
Software educacional:
Desde 1990, Luiz Fernando Martha trabalha ativamente no desenvolvimento de programas de computador com interface gráfica ativa para o ensino de engenharia. Na PUC-Rio ele encontrou um ambiente muito propício para esse tipo de desenvolvimento, pois, em 1987, o professor Marcelo Gattass criou o Tecgraf/PUC-Rio. Nesse ambiente, Luiz Fernando Martha criou o Ftool – Two-dimensional Frame Analysis Tool –, que é utilizado atualmente como ferramenta educacional em praticamente todos os cursos de engenharia civil e arquitetura do país, e também em algumas universidades no exterior. Diversos escritórios de projeto estrutural também utilizam o Ftool. Os principais programas educacionais desenvolvidos na PUC-Rio com participação direta de Luiz Fernando Martha estão listados a seguir.
- Ftool – Two-dimensional Frame Analysis Tool. Sistema integrado para ensino de análise estrutural de pórticos planos. N° INPI: 98002876. Início em 1992.
- e-Cross – Cross Educational Tool. Programa educacional disponibilizado através da internet, via on-line ou off-line, para ensino do Processo de Cross para o cálculo de vigas contínuas. Este programa também é utilizado efetivamente em diversos cursos de engenharia civil no país. Início em 2000.
- Mtool – Two-dimensional Mesh Generation Tool. Gerador genérico de modelos de elementos finitos bidimensionais. Desenvolvido dentro do Convênio Cenpes/Petrobras – Tecgraf/PUC-Rio. Início em 1993.
- Mview – Two-dimensional Mesh Visualization Tool. Pós-processador genérico de modelos bidimensionais de elementos finitos. Desenvolvido dentro do Convênio Cenpes/Petrobras – Tecgraf/PUC-Rio. Início em 1993.
- FEMOOP – Finite Element Method Object Oriented Program. Programa para análise pelo método dos elementos finitos utilizando programação orientada a objetos. O programa é extensível para diversos tipos de modelos e análises em engenharia. Este programa serve como base para diversos trabalhos de pesquisa do Depto. Eng. Civil da PUC-Rio e do Depto. Estruturas e Fundações da EPUSP. Início em 1992.
- QUEBRA2D – Fracture Adaptive Two-dimensional Mesh Simulation Tool. Simulação de fraturamento adaptativa para modelos bidimensionais de elementos finitos. Desenvolvido no Tecgraf/PUC-Rio e no Laboratório de Mecânica Computacional (LMC) da EPUSP. Início em 1998.
- e-Mohr – Mohr’s Circle Educational Tool. Programa educacional disponibilizado através da internet, via on-line ou off-line, para ensino do Círculo de Mohr para cálculo de estado de tensões planas. Início em 2004.
- FLUXOVENTO. Um Simulador Gráfico Interativo para o Estudo de Ventilação em Ambientes Construídos. Processo INPI 09333-2. Início em 2005.
Linhas de pesquisa:
- Desenvolvimento de sistemas gráficos para o ensino de análise estrutural e mecânica computacional a nível de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil.
- Geração automática de malhas de elementos finitos com auxílio de computação gráfica.
- Métodos computacionais para mecânica da fratura.
- Estruturas de dados topológicas para modelagem geométrica.
- Interface entre topologia e geometria para modeladores de geometria.
- Utilização de computação gráfica para visualização científica em três dimensões.
- Sistemas gráficos integrados para análise por elementos finitos.
- Modelagem geométrica e de sólidos assistida por computador.
- Utilização de programação orientada a objetos em modelagem geométrica.
- Utilização de programação orientada a objetos em análise por elementos finitos para problemas de mecânica estrutural e de difusão térmica.
- Utilização de modelagem geométrica, computação gráfica e métodos numéricos para simulações em geotecnia e geologia.
Pontos positivos da carreira do pesquisador:
- Desenvolvimento consistente e metodológico, principalmente no que se refere à continuação dos trabalhos de pesquisa.
- Criação de um ambiente de sinergismo, onde alunos, pesquisadores e professores desenvolvem pesquisa de forma muito colaborativa e produtiva, sempre compartilhando o máximo possível as ferramentas de software básico e aplicado.
- Ligação muito intensa com o meio produtivo, o que impulsiona a pesquisa e lhe dá um caráter prático e aplicado. A linha de pesquisa se beneficia da ligação com o Instituto Tecgraf da PUC-Rio e do suporte que este grupo tem da indústria, notadamente do Centro de Pesquisas da Petrobras.
- Colaboração produtiva com outros pesquisadores da própria instituição e de outras instituições no Brasil e no exterior.
- Utilização imediata dos produtos gerados como ferramentas educacionais nos cursos em nível de graduação e pós-graduação, proporcionando um feedback muito importante ao desenvolvimento, além de forçar a confiabilidade dos produtos.
Posições Administrativas
Luiz Fernando Martha foi Coordenador de Graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio de 1998 a 2001. Além de participar da reforma curricular do Ciclo Básico de Engenharia em 1999, ele foi o primeiro Coordenador de Graduação a implantar o chamado “horário impar”, que teve como motivação principal permitir que os alunos de graduação tivessem três tempos de aula durante a manhã (de 7:00 às 13:00), propiciando mais tempo livre para estágios. O horário impar também proporcionou um ganho de uma hora para o horário das disciplinas de graduação ao longo do dia, uma vez que os cursos noturnos e de extensão já funcionavam em horário impar. O horário impar logo foi adotado pelo Curso de Design, em seguida pelo recém criado Curso de Arquitetura e Urbanismo e, em 2003, todos os cursos da Universidade o adotaram. Em 2001, Luiz Fernando Martha e Alfredo Jefferson lideraram a criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo na PUC-Rio (iniciado em 2002). Esse curso foi implantado com uma proposta inovadora de ensino baseada em um currículo que, desde o primeiro período, é formado por disciplinas integradoras de projeto. A experiência tem mostrado que o curso é um sucesso, em pouco tempo reconhecido pelo meio profissional de arquitetura, com excelentes resultados em todos os indicadores, e com vários alunos premiados em concursos. De 2005 a 2007 atuou na PUC-Rio como Coordenador Central de Planejamento e Avaliação e Presidente da Comissão Própria de Avaliação. Nesse período ele liderou a primeira grande avaliação institucional, que foi realizada para as diversas dimensões da Universidade através de questionários na intranet. Um importante ganho nesse processo foi a padronização e simplificação do questionário de avaliação do corpo docente de graduação pelos alunos, hoje realizada regularmente ao final de cada período. De 2007 a 2009 foi Coordenador Central de Infraestrutura da PUC-Rio, cuja criação foi proposta pelo próprio professor. Nesse período o campus da PUC-Rio sofreu um profunda melhoria de infraestrutura, principalmente nas salas de aula, laboratórios e banheiros. Hoje, todas as salas de aula do campus têm condicionamento de ar e projetores. Luiz Fernando Martha também foi responsável pela reforma do espaço do acervo da DBD, com a criação de novas salas de aula para o Departamento de Comunicação Social, e por outras construções no campus da PUC-Rio. Além disso, ele teve participação ativa na construção do edifício do NRCP – Núcleo Regional de Compentencia em Petróleo da PUC-Rio, onde está atualmente localizado o Instituto Tecgraf. Desde 2012, Luiz Fernando Martha é Vice-Decano do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio, atuando como Coordenador Setorial de Graduação. Em 2013 e 2014 também atuou como Coordenador de Graduação do Departamento de Engenharia Civil.
Organizações Profissionais e Comitês
Presidente da Comissão de Geotecnia Ambiental da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica;
Membro do Comitê E50 – Environmental Assessment, Risk Management, and Corrective Action da American Society for Testing and Materials (ASTM)
Premiações
- 2013 – Prêmio Cientista do Nosso Estado, FAPERJ Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
- 2013 – Patrono dos formandos em Engenharia (todas as habilitações, exceto Engenharia de Produção) em julho de 2013, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
- 2012 – Excelência em Educação CTC 2011, por ter sido avaliado pelos alunos como um dos melhores professores do CTC/PUC-Rio no período de 2007 a 2011, Centro Técnico Científico – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
- 2012 – Prêmio Pierre Lucie 2012 pelo desempenho destacado no Ensino de Graduação, Centro Técnico Científico – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
- 2012 – Prêmio AUTEC 2012, Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação p/ Projetos e Empreend. de Infraestrutura, pelo trabalho Disciplinas Integradoras: Modelagem da Informação para Projetos Sustentáveis”, AUTEC Associação de Empresas e Profissionais de Automação de Projetos de Engenharia.
- 2011 – Livro “Análise de Estruturas: Conceitos e Métodos Básicos” classificado em 3º lugar no 53º Prêmio Jabuti 2011 – Categoria Ciências Exatas, Câmara Brasileira do Livro.
- 2009 – Homenagem especial dos formandos em Engenharia Civil em julho de 2009, Departamento de Engenharia Civil – PUC-Rio.
- 2008 – Homenagem especial dos formandos em Engenharia Civil em julho de 2008, Departamento de Engenharia Civil – PUC-Rio.
- 2006 – Homenagem especial para a área de Estruturas dos formandos em Engenharia Civil em dezembro de 2006, Departamento de Engenharia Civil – PUC-Rio.
- 2006 – Paraninfo dos formando de Engenharia Civil de Julho de 2006, Departamento de Engenharia Civil – PUC-Rio.
- 2005 – Paraninfo dos formandos em Engenharia Civil em julho de 2005, Departamento de Engenharia Civil – PUC-Rio.
- 2005 – Paraninfo dos formandos em Engenharia Civil em dezembro de 2005, Departamento de Engenharia Civil – PUC-Rio.
Curriculum Lattes:
Uma das principais obras do professor Luiz Fernando Martha foi a publicação do livro Análise de Estruturas: Conceitos e Métodos Básicos, Editado pela Elsevier, lançado em abril de 2010. Esse livro apresenta de forma clara e moderna, e com forte embasamento conceitual, a teoria e a aplicação da análise de estruturas reticuladas. O objetivo principal do livro é mostrar que, com o entendimento adequado dos conceitos e fundamentos, a análise de estruturas pode ser simples e prazerosa. O principal foco do livro é a análise de estruturas hiperestáticas, incluindo uma formalização matricial. O livro também aborda estruturas isostáticas e alguns aspectos da mecânica dos sólidos que são necessários para a análise de estruturas hiperestáticas. Nesse sentido, o livro procura ser autocontido, na medida em que os todos os desenvolvimentos teóricos dos principais assuntos tratados são apresentados neste volume. O livro é resultado de mais de 30 anos de experiência do autor no ensino de análise de estruturas reticuladas, sempre com a preocupação no desenvolvimento de ferramentas educacionais para aprimorar a didática. O exemplo mais marcante é o programa Ftool. A maioria das figuras do livro foi confeccionada com auxílio do Ftool. Isso proporciona uma característica muito interessante para o leitor (tanto para o professor quanto para o aluno): na internet existem arquivos de dados para o Ftool que correspondem aos exemplos dessas figuras. Dessa forma, os exemplos podem ser explorados e analisados pelo leitor, estendendo o escopo do livro além das dimensões da leitura.